[fusion_dropcap boxed=”yes” boxed_radius=”2px” class=”” id=”” color=”” hue=”” saturation=”” lightness=”” alpha=”” text_color=””]S[/fusion_dropcap]e você está cogitando em começar a trabalhar em um ambiente de coworking e está se questionando se conseguirá prosperar seu negócio, vamos te responder agora: é possível sim!
Embora o conceito de Escritório Compartilhado seja novo para alguns, muitas empresas e profissionais liberais já se adaptaram a esse modelo de negócio.
O serviço disponibilizado como Coworking é uma das vertentes dos escritórios compartilhados, cujos usuários dividem o mesmo ambiente físico para execução das suas atividades laborais.
E aí já percebemos a primeira vantagem de atuar em um ambiente desses: a satisfação de um instinto básico do ser humano que é o senso de comunidade, ou seja, a necessidade de estar próximo a outras pessoas para socializar.
Ter companhia para conversar e compartilhar ideias propicia um maior desempenho e engajamento nas atividades, favorecendo inclusive a resolução de problemas mais facilmente.
Motivos para você optar por atuar em um Coworking
Custo-benefício
Sem dúvida um dos principais atrativos desse modelo de negócio é o custo reduzido. Em um coworking você encontra uma estrutura completamente pronta com mobiliário, internet, café, água, energia, secretária e tudo mais que precisa, com um custo razoavelmente baixo se comparado a uma estrutura de escritório convencional.
Assim, com um investimento baixo fica mais fácil de sobrar recursos financeiros para investir em outras demandas do seu negócio. E há também o “descanso emocional” que você desfruta em um ambiente administrado para você, o que te possibilita maior foco, canalizando mais energia para o desenvolvimento do seu trabalho.
Flexibilidade
Além do investimento consideravelmente baixo na estrutura (completa) de trabalho, há ainda a flexibilidade dos contratos, onde o cliente paga apenas o que utiliza. No coworking você pode contratar tanto 01 ano como 01 mês de uso do espaço, ou até mesmo 01 dia se essa for a sua demanda.
Não é imposto ao usuário uma rigorosidade de contrato, com multas por exemplo, como no aluguel de uma sala para você montar um escritório convencional. Em um coworking você determina a sua necessidade de usufruir da estrutura, pagando apenas as horas utilizadas.
Networking
Como citado no início, o ser humano tem uma necessidade nata de estar em contato constante com outro ser humano. E quando esse contato amplia as possibilidades de negócios e crescimento profissional fica mais interessante ainda, concorda?
Pois o ambiente de coworking é um excelente berço para criar e aumentar a sua rede de networking – que é justamente o ciclo de amizades profissionais que um indivíduo tem que cultivar constantemente a fim de ser lembrado.
Criatividade
Os fatores já citados, como por exemplo não ter a preocupação de manter algumas despesas como energia ou se preocupar com a manutenção do ar-condicionado, por si só já favorecem o desempenho profissional como um todo, e principalmente a sua criatividade.
Com a cabeça mais leve, conseguimos produzir mais e melhor dentro das nossas atividades laborais, e pessoais também, diga-se de passagem. Além disso, os ambientes de escritório compartilhado são projetados fisicamente para favorecer intencionalmente o desempenho profissional. Cada um com uma sinergia própria, mas todos voltados ao máximo bem-estar do usuário.
Praticidade
Inteirando os itens anteriores, a praticidade de um modo geral é algo cada vez mais buscado pela sociedade atual, em um mundo que nos dá a sensação de vivermos correndo contra o tempo. Dessa forma, quanto mais agilidade e praticidade houver em nosso dia a dia melhor.
Ao contratar o serviço de Coworking em um escritório compartilhado, o processo é bem simples e você – ou mesmo a sua empresa – já pode começar a trabalhar imediatamente, com toda a estrutura funcionando ao seu favor.
As vantagens de atuar em um Coworking não param por aqui. Atuar em um ambiente compartilhado tem muitos benefícios para o usuário. Inclusive, esclarecendo um questionamento frequente, quando o coworker (usuário) tem a necessidade de atender um cliente com privacidade ou realizar uma reunião em vídeo chamada, por exemplo, os ambientes compartilhados dispõem de ambientes privativos.
Salas de reuniões com tamanhos e modulações diferentes, incluindo até cabines individuais, são sempre disponibilizadas aos clientes mediante solicitação e acordo prévio no pagamento desse serviço.
E assim concluímos que o que começou como uma solução atraente para freelancers e indivíduos que se sentiam isolados trabalhando em casa, mas não podiam investir muito, desde então se tornou uma tendência global entre empresas de todos os tamanhos.
E você, já agendou sua visita ao Coworking mais próximo de você?