Muitas histórias envolvem o mundo dos espaços compartilhados. Aqui vai mais uma que encontrei algumas informações na internet para dividir com vocês. Não quero com esse conteúdo ser o dono da história real, mas, com bases em conteúdos mistos, trazer um pouco de ambientes que tomaram esta característica como conveniente para o negócio pelo mundo a fora e como chegou ao Brasil. Então vamos lá!

Primeiro, precisamos entender o que é o modelo de negócio. O coworking é um modelo de trabalho que se popularizou em todo o mundo nas últimas duas década. Ele consiste em espaços de trabalho compartilhados, onde profissionais de diversas áreas podem “alugar” uma mesa ou um escritório para trabalhar, ganhando flexibilidade e economia.

O primeiro local identificado como sendo o primeiro escritório de coworking foi o “C-base Hackerspaces” em Berlim, Alemanha, onde hackers se reuniam em 1995 para compartilhar ideias e conhecimentos e continuam ativos até hoje. Porém, foi em 2005 que o primeiro espaço de coworking moderno foi inaugurado nos Estados Unidos, em São Francisco. Trata-se do San Francisco Coworking Space, que supostamente ainda está ativo.

Desde então, o modelo de coworking se espalhou rapidamente por todo o mundo, e o Brasil não ficou de fora dessa tendência. O primeiro espaço de coworking no país surgiu em 2008, em São Paulo, e o pioneiro foi o Coworking Estação São Paulo. O espaço foi fundado por dois jornalistas que viram a oportunidade de criar um ambiente de trabalho compartilhado que atendesse as necessidades de profissionais autônomos e empreendedores.

O coworking no Brasil cresceu rapidamente desde então, ganhando novos endereços em diversas cidades do país. Isso se deve a uma série de fatores, como a crise econômica que aumentou a necessidade de trabalhar de forma mais flexível, a evolução da tecnologia e da internet e o desejo de sair do escritório tradicional.

Uma das grandes vantagens do coworking é que ele oferece mais do que apenas um espaço de trabalho compartilhado. Ele é um local onde diversos profissionais de áreas distintas podem interagir, compartilhar conhecimento, networking e até mesmo fechar negócios. Além disso, muitos espaços de coworking oferecem diversas comodidades para os usuários, como salas de reuniões equipadas, salas de treinamento, café, impressoras e internet de alta velocidade.

Atualmente, o coworking já se consolidou no mercado brasileiro e é uma realidade crescente para o trabalhador moderno. Porém, a pandemia da Covid-19 também trouxe novos desafios para o setor, com muitos espaços tendo que se adaptar ao novo formato de trabalho remoto. Ainda assim, a tendência é que o coworking continue a crescer e a evoluir para atender as necessidades do mercado e dos usuários, oferecendo sempre mais inovação e comodidade.

Para apoiar o nosso segmento surgiu em 1996 a ANCN – Associação Nacional dos Centros de Negócios que hoje após algumas mudanças para acompanhar a evolução do segmento, denomina-se ANCEV – Associação Nacional de Coworkings e Escritórios Virtuais. Dando apoio ao segmento em todo o Brasil é a única associação oficial do setor.

Então, gostou? Que tal conhecer um pouco mais. Tenho uma excelente oportunidade para que conheça um ambiente de Coworking. Entre em contato, diga onde está e quem sabe encontramos um coworking pertinho de você!


Quero Solicitar um Day Use no Coworking
Fale comigo!
💬 Sou ATENA, em que posso ajudar?
Sou ATENA, em que posso ajudar?
Olá sou a Atena e estou aqui para te ajudar a conhecer nosso espaço do empreendedor. Para isso, vou precisar de alguns dados e eles serão usados exclusivamente para tratar da sua demanda de atendimento.
...